sábado, 15 de setembro de 2012

Missão: Morcegos I




EXIF   F/10  1/250s  ISO-200
Flash  500mm  2.2m
Juvenis agarrados às progenitoras.


A procura de morcegos em edifícios abandonados ajuda a identificar abrigos de verão ou de hibernação anteriormente desconhecidos. Estes abrigos ajudam a clarificar quais os habitats e abrigos usados pelos morcegos de determinada região. Isto porque para além do uso de grutas naturais e de minas abandonadas, algumas espécies utilizam também vários edifícios abandonados. As fotografias foram feitas durante os censos para o Atlas dos Morcegos dePortugal, as localizações dos abrigos não podem ser reveladas para evitar a perturbação excessiva dos morcegos, especialmente durante os períodos de maternidade e hibernação, ou a eventual destruição dos mesmos.

EXIF F/11  1/250s ISO-200
Flash 500mm 2.4m
Juvenil agarrados às asas da progenitora.


O morcego-de-ferradura-pequeno, Rhinolophus hipposideros, é um dos morcegos mais pequeno do mundo pesando entre 5 a 9 gramas. É facilmente distinguido de outras espécies devido à boca e nariz em forma de ferradura de cavalo. Possui uma envergadura de asas entre 19,2 cm e os 25,4 cm e o comprimento do corpo entre os 3,5 cm e os 4,5 cm. As patas são fortes e usa-as para se agarrar a rochas ou tronco. Consegue ver muito bem apesar de possuir uns olhos pequenos. Como a maioria dos morcegos, vivem em colonias e caçam as suas presas usando a ecolocalização, emitindo ultrassons através de almofadas redondas especializadas na região da boca.

EXIF F/10 1/250s ISO-200
Flash 500mm 2.2m
Juvenis agarrados às progenitoras.


Quando caçam são rápidos e ágeis, voando usualmente a 5 metros do solo enquanto evitam os ramos e os arbustos. Alimentam-se principalmente de pequenos insetos, sendo a maioria colhidos de pedras e troncos. De entre os seus alimentos, os favoritos são as moscas, traças e aranhas.

EXIF F/9  1/250s ISO-200
Flash 500mm 2.2m
Juvenil à esquerda e adulto à direita. Possivel verificar diferença na coloração.


O acasalamento ocorre no Outono e as fêmeas dão à luz uma cria por ano, normalmente entre Junho e Julho. As crias pesam cerca de 1,8 gramas e abrem os olhos 10 dias depois de nasceram, tornando-se independentes às 6-7 semanas de idade. Hibernam durante o inverno em grutas escuras, minas, edifícios abandonados e por vezes em celeiros.

EXIF F/14  1/250s ISO-200
Flash  100mm  1.2m
Juvenil.


Neste abrigo foi possível encontrar cerca de 9 morcegos-de-ferradura-pequeno, entre estes estavam 3 juvenis já com capacidade para voar. É possível distinguir os juvenis dos adultos pois estes apresentam uma coloração acinzentada e os adultos já possuem a coloração acastanhada.

0 comentários:

Enviar um comentário